Ter uma pele saudável é desejo de qualquer mulher, por esse motivo é que elas recorrem a diversos tratamentos para diminuir as marcas que o tempo costuma deixar. Nesse momento, é importante que você conheça os benefícios da vitamina C para a pele.

É isso mesmo que você leu! A vitamina C não é eficaz somente para prevenir resfriados, ela também desempenha um papel fundamental na luta contra o envelhecimento, reduzindo as marcas de expressões, rugas e, até mesmo, aquelas manchas indesejadas na pele.

Quer conhecer outros benefícios desse nutriente? Então continue lendo este artigo até o final e confira o que preparamos para você!

1. Combate os radicais livres

Os radicais livres caracterizam-se pelas substâncias que são produzidas pelas células quando ocorre a queima de oxigênio durante a produção de energia. Essas substâncias podem prejudicar as células saudáveis do nosso organismo, inclusive o DNA.

As enzimas protetoras conseguem neutralizar os radicais que são produzidos naturalmente ao longo da nossa vida, mas, muitas vezes, somos expostos a outras fontes externas, como a radiação ultravioleta, estresse e poluição ambiental, que contribuem para a formação excessiva dos radicais livres, os quais podem ocasionar danos ao nosso corpo, inclusive à pele.

Quando isso acontece as funções biológicas de proteínas são alteradas, como o colágeno, ocasionando a flacidez na pele e contribuindo para o surgimento das rugas. Nesse momento, a vitamina C se faz muito importante, pois a sua ação antioxidante neutraliza os radicais livres, diminuindo os impactos dessa substância na sua pele.

2. Suaviza as rugas e marcas de expressão

A vitamina C é uma substância essencial para a estabilização e produção do colágeno, principalmente o tipo 1, o qual tem como principal objetivo fortalecer as articulações, melhorar a firmeza da pele, fortalecer cabelos e unhas etc.

Dessa forma, o colágeno consegue manter mais elasticidade e água em suas fibras, prevenindo o surgimento das — tão temidas — rugas e marcas de expressão, as quais prejudicam a autoestima das pessoas, fazendo com elas se sintam mais velhas do que realmente são.

Com o auxílio da vitamina C a sua pele ficará mais firme, radiante e bonita, diminuindo, ao máximo, aquelas marcas que tanto lhe incomodam quando você se olha no espelho.

3. Clareia manchas e uniformiza o tom da pele

A vitamina C é tão benéfica em relação ao clareamento de manchas e uniformização do tom da pele que é usada até mesmo no tratamento contra o melasma. O motivo é que ela contém um dos mais poderosos ácidos antioxidantes, que é capaz de promover o clareamento satisfatório.

As manchas se desenvolvem na pele devido aos radicais livres que desencadeiam um processo de oxidação, dando origem às substâncias de tons mais escuros, as quais são chamadas de melanina.

Com o consumo da vitamina C, essas reações de oxidação são bloqueadas, prevenindo o aparecimento das manchas escuras e proporcionando à sua pele um tom uniforme e adequado.

4. Contribui para a formação do colágeno

O colágeno é uma proteína que é produzida de forma natural pelo nosso organismo. Sua principal função em nossa pele é proporcionar elasticidade e firmeza a ela, alcançando, ainda, outros tecidos, a fim de garantir integralidade às articulações, tendões e ligamentos.

Nesse momento, a vitamina C tem um papel muito importante, pois ela contribui para a produção de fibras colágenas, as quais estão presentes em absolutamente todos os tecidos do nosso corpo.

Sem a vitamina C, o corpo não consegue produzir a quantidade de colágeno adequada, diminuindo a firmeza da pele e prejudicando a união das células dos músculos e ossos.

5. Tem efeito fotoprotetor contra os raios UVA e UVB

Os danos causados pelo sol podem trazer sérias complicações para a sua saúde, as quais vão muito além do envelhecimento precoce, por exemplo. Assim, os raios UVA e UVB também são responsáveis por ocasionar problemas de pele mais sérios, como aumentar os riscos de desenvolvimento do câncer.

Um dos benefícios da vitamina C é que ela combate os danos causados pelos raios UVA e UVB, pois proporciona um efeito fotoprotetor. Mas é importante ressaltar que ela jamais deve ser usada sozinha. Ou seja, ela deve ser um complemento ao protetor solar, o qual é fundamental para proteger a sua pele dos efeitos do sol.

6. Promove hidratação e luminosidade para a pele

Além de todos os benefícios da vitamina C para a pele apresentados até aqui, há também a promoção da hidratação e luminosidade para a pele. Isso só é possível devido a sua ação que inibe a formação de melanina, diminuindo as manchas causadas por essa pigmentação e deixando a sua pele mais suave e bonita.

É importante frisar que, nesse momento, o uso de cremes hidratantes também é essencial para alcançar esse tipo de resultado. A vitamina C contribui para a hidratação de forma mais eficaz com o uso dos cosméticos apropriados. Portanto, é interessante investir em produtos de textura sérum, pois eles contêm ativos que potencializam a ação da vitamina C.

7. Previne o envelhecimento precoce

O combate ao envelhecimento é um dos maiores desafios das mulheres. Para facilitar esse processo, eles recorrem aos procedimentos estéticos a fim de minimizar os efeitos do tempo. Mas você sabia que a vitamina C pode ser uma excelente aliada nessa missão?

A vitamina C é uma das principais responsáveis em prevenir o envelhecimento precoce. Isso acontece porque, quando essa substância age na derme, ela impede que as células se degenerem, diminuindo as chances do problema e também o desenvolvimento de outros fatores que já citamos neste artigo.

A sua ação antioxidante elimina os radicais livres, proporcionando mais saúde às células do nosso organismo, facilitando o desenvolvimento de uma pele mais bonita, jovem e saudável.

Ter uma pele bonita e bem cuidada é o desejo de toda mulher, até as que são menos vaidosas. Nesse sentido, é importante que os cuidados comecem o quanto antes, pois, dessa maneira, será possível suavizar as marcas deixadas pelo tempo e eliminar as manchas e outros problemas ocasionados pela falta de cuidado.

Os benefícios da vitamina C para a pele são muitos e você não pode deixar de usufruir deles. Portanto, insira essa substância no seu cardápio diário e comece a aproveitar dessas vantagens que ela oferece para a sua pele.

Quer saber mais sobre como clarear a sua pele? Então não deixe de ler nosso artigo que apresenta os 7 ácidos utilizados para esse objetivo, além de acessar o site da clínica de dermatologia Thais Pepe para conhecer um pouco mais sobre o atendimento e os serviços disponíveis. Aproveite!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This