A acne caracteriza-se pelo aparecimento de cravos (comedões), espinhas e cistos (lesões inflamatórias). As regiões em que ela se desenvolve com maior frequência são aquelas com maior quantidade de glândulas sebáceas como o rosto, o colo, o dorso e os ombros.
No post de hoje, mostraremos a você qual é o melhor tratamento para acne, como ele é realizado e quais são os diferenciais que devem ser observados na hora de escolher a clínica para realizar os procedimentos. Confira!
Quais são os primeiros passos?
Antes de encontrar o melhor tratamento para acne, o dermatologista precisará identificar qual é o seu tipo de acne, que varia de acordo com o seu grau. Normalmente, o tratamento é indicado por questões de estética, pois a acne interfere na autoestima das pessoas. Entretanto, ele também pode ser indicado por questões de cuidados com a saúde da sua pele.
Dentre os tipos de acne estão:
Grau 1 — acne não inflamatória ou comedônica
É a forma mais simples da acne. Geralmente, seu surgimento ocorre durante a adolescência. Suas características são cravos no nariz, testa e bochechas.
Grau 2 — acne pápulo-pustulosa
É caracterizada pela presença de espinhas, cravos e, principalmente, pústulas e pápulas, os quais são responsáveis por deixar a pele elevada e com pus.
Grau 3 — acne nódulo-cística
Refere-se à presença de nódulos internos na pele, costas, tórax e rosto. Nesse caso, as espinhas costumam ser bem avermelhadas. Elas ficam muito perto uma das outras e causam dores.
Grau 4 — acne conglobata
Apresenta um conjunto de lesões, também muito próximas uma das outras, com um grande concentrado de pus. Devido a isso, fístulas e abscessos são formados na pele, causando deformações e dor.
Grau 5 — acne fulminante
Esse tipo de acne é o mais grave, mas muito raro. Seu surgimento é repentino e causa mal-estar, dores nas articulações e febre. Muito comum em homens, geralmente se desenvolve no rosto, peito ou costas.
Como começar o tratamento para acne?
Identificado o tipo da acne, é hora de iniciar o tratamento. A procura por um profissional especializado é essencial para garantir que você não sofrerá nenhuma lesão de maior gravidade, bem como para assegurar que as inflamações diminuirão ao máximo.
O tratamento realizado adequadamente funcionará no sentido de:
- fazer as glândulas sebáceas produzirem menos sebo;
- combater as infecções que são causadas pelas bactérias;
- diminuir as inflamações;
- estimular a renovação celular.
Quais são os principais tratamentos?
Conforme citamos, a acne de grau 5 acomete mais pessoas do sexo masculino. Por outro lado, devido à influência dos hormônios, a doença de uma maneira geral costuma ser mais recorrente e persistente nas mulheres.
Sendo assim, o quadro clínico pode variar de acordo com o tipo de acne e a pessoa. A identificação se dá por meio do exame clínico, realizado pelo dermatologista que avaliará qual o grau da infecção.
Porém, vale ressaltar que todos os tipos de acne podem ser controlados. Então, é de suma importância buscar a ajuda adequada para evitar o surgimento de cicatrizes ou a piora das lesões. Sem contar que, quando a acne se desenvolve de maneira intensa, ela pode prejudicar a autoestima e qualidade de vida do indivíduo.
Feito o diagnóstico, o dermatologista pode apresentar diversas opções de tratamentos para você. Dentre os principais e mais eficientes estão:
- preenchimento cutâneo;
- laser Erbium-Yag;
- microagulhamento associado à radiofrequência;
- drug delivery;
- elevação das cicatrizes;
- bioestimuladores com ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio.
Como o tratamento é realizado?
O tratamento para acne varia de acordo com cada um dos graus em que a infecção pode se apresentar, os quais são diagnosticados apenas no consultório.
Para um grau leve, com um pouco mais de cravos e espinhas, o ideal é associar tratamentos em casa, limpeza de pele e peeling. Para casos um pouco mais graves, existem opções intraorais, como antibióticos, anticoncepcionais (mulheres) e alguns lasers, como o DYE Laser. O LED também pode ajudar muito a diminuir a oleosidade da pele, assim como a terapia fotodinâmica, que associa uma substância fotossensível com a luz visível do LED.
Para graus mais avançados, existe a opção do Roacutan, mas sempre associado com tratamentos na clínica, como as limpezas de pele, peelings e lasers. Tudo vai depender muito do grau de acne e da tolerância da pessoa.
Uma novidade na área dermatológica é o uso de probióticos. Eles podem ser receitados na clínica com o uso de produtos manipulados, de acordo com o tipo de acne e de pele de cada paciente. Esse é um tratamento personalizado e moderno que pode trazer bons resultados para aquele que sofre desse mal.
A taxa de resposta aos tratamentos é alta, tendo em vista que eles costumam acabar com a acne. Obviamente, cada resposta é individual, mas da mesma forma são os tratamentos. O profissional deve encontrar o melhor para cada paciente.
A acne, mesmo que seja leve e pouca, pode deixar cicatrizes. Por isso, quanto mais rápido a pessoa procurar o dermatologista para tratar, menores serão as chances de ela ter cicatrizes.
Quais diferenciais é preciso procurar em uma clínica especializada?
Uma clínica de responsabilidade precisa oferecer todos os lasers para tratar a acne, como o DYE Laser, terapias fotodinâmicas, radiofrequência microagulhada e radiofrequência sozinha.
É necessário que ela disponibilize todas as tecnologias capazes de ajudar o paciente a resolver seu problema. Até porque existem casos de pessoas que não podem tomar medicamentos ou aquelas que desejam unir os tratamentos.
Assim sendo, a clínica precisa fazer uma avaliação individualizada dos seus pacientes. A partir daí, poderá prescrever o melhor tratamento para o grau de acne e apresentar as respostas que ele dá.
Quais são os equipamentos e produtos utilizados?
Os equipamentos utilizados dependem muito do tipo de tratamento que será feito — desde uma simples limpeza de pele até o uso de lasers mais modernos e sofisticados.
Os produtos podem conter ácido retinoico e seus derivados, peróxido de benzoíla, ácido salicílico, antibióticos, esfoliantes e loções adstringentes. Os medicamentos sistêmicos também podem ser utilizados, como os antibióticos orais.
O tratamento para acne vai melhorar a sua autoestima e, assim, você se sentirá mais confortável com a sua aparência e no convívio social. Por isso, procure um dermatologista de sua confiança para eliminar as acnes e deixar a sua pele ainda mais bonita.
Ficou com vontade de realizar um tratamento? Então entre em contato conosco para conhecer nossos serviços. Esperamos por você!