Manter a pele saudável e sempre jovem é o sonho de toda mulher. E se esses benefícios se estendem para o corpo e a saúde, melhor ainda, certo? Pois temos uma boa notícia para você, existem alguns alimentos que promovem a melhoria da pele, fazem super bem para a saúde e ainda são muito fáceis de inserir em receitas do dia a dia. Eles hidratam a cútis, evitam o aparecimento de acne, combatem o envelhecimento precoce e contém muitas vitaminas e minerais.

Quer saber quais são esses alimentos e como você pode inseri-los em sua dieta? Confira a lista que preparamos para você!

Pele saudável e protegida com o brócolis

O brócolis possui nutrientes importantes tanto para a nossa saúde, quanto para a aparência de nossa pele. Ele é rico em zinco, vitaminas A e C, além de uma substância chamada luteína. Ela age como o betacaroteno, prevenindo o ressecamento da cútis e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Além disso, o brócolis também possui uma substância de nome complicado: o sulforafano. Ele tem propriedades capazes de proteger a pele contra os raios ultravioletas, isso porque ele consegue estimular as células protetoras do nosso corpo e diminui a morte celular causada por esses raios em até 29%. Por isso, é possível dizer, até mesmo, que essas substâncias possuem efeitos que nos protegem do câncer de pele.

Como a proteção do brócolis é garantida por até 48 horas, você pode colocá-lo em seu cardápio em dias intercalados e com receitas diferenciadas para não cair na rotina. Existem opções de saladas, quiches, refogados, tortas e muitas outras fáceis de fazer.

Chocolate que não dá acne

Você sempre ouviu dizer que o chocolate faz super mal para a saúde da pele e ainda provoca o aparecimento de espinhas, certo? E se dissermos que existe um tipo de chocolate que faz muito bem e não dá acne?

O pó de cacau possui propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele e ainda melhoram sua textura. Além disso, os chocolates com mais de 70% de cacau podem aumentar a resistência aos raios UV e diminuir a aparência de rugas e linhas de expressão.

Para garantir os efeitos benéficos, o ideal é ingerir uma porção de 20g de chocolate com mais de 70% de cacau todos os dias. Você pode fazer isso inserindo o docinho após as refeições ou nos lanches da tarde.

Vinho tinto não só para o coração

Sabemos que o vinho possui propriedades benéficas para nosso coração, mas você sabia que ele faz muito bem para a pele? A bebida contém uma substância chamada resveratrol, que atua retardando o envelhecimento da pele e reduzindo a quantidade de radicais livres que deixam nossa cútis com aparência pouco saudável.

Para dar uma variada na ingestão de vinho, você pode consumi-lo em dias quentes de verão como sangria ou ponche. Nos dias mais frios, opte por bebê-lo da forma natural ou em receitas de vinho quente.

Frutas vermelhas contra as rugas

Além de serem muito saborosas e fazerem muito bem para nossa saúde, as frutas vermelhas como morango, amora e framboesa são essenciais para quem pretende ter a pele saudável. Elas possuem cianidina e vitamina C, que combatem o envelhecimento precoce, diminuem a oleosidade e ainda previnem o aparecimento de acnes.

Outro benefício é que essas frutas ajudam na produção de colágeno, substância crucial para manter a elasticidade e sustentação da pele, diminuindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão que tanto nos incomodam.

O indicado é ingerir frutas vermelhas todos os dias, preferencialmente no período da manhã. Você pode variar no cardápio fazendo sucos, vitaminas, comendo in natura ou ainda misturando em iogurtes.

Salmão para prevenir o câncer

Além de utilizar filtro solar como proteção adequada para sua pele, procure acrescentar o salmão na sua dieta. Por conter muita vitamina D e C, ele combate o crescimento desordenado das células cancerígenas.

O peixe também possui grande quantidade de ômega-3, substância que além de ser responsável por diminuir inflamações e prevenir o aparecimento de acne e vermelhidão na pele, ainda atua na proteção contra os efeitos dos raios ultravioleta. Além disso, o pescado também é uma excelente fonte de proteína, contribuindo para manter a sua pele saudável e resistente.

Inclua o salmão no seu cardápio de duas a três vezes por semana — recomenda-se um filé ou posta de 100 g. Você pode variar fazendo receitas do peixe assada ou ainda comê-lo cru em temakis ou ceviches.

Soja para manter a hidratação

Principalmente no inverno e em regiões muito secas, nossa pele perde muita hidratação, ficando ressecada e com aspecto envelhecido. É aí que aumentar a ingestão de soja é essencial para que a cútis permaneça hidratada e saudável. Quem possui a pele mista e oleosa também pode consumir a soja sem medo, já que além de controlar o ressecamento, ela também controla a oleosidade. Ou seja, além de hidratar as áreas secas, ela também regula a gordura de áreas oleosas.

O ideal é consumir uma colher de sopa de soja todos os dias. Você pode incluir a semente em saladas, vitaminas, substituir o queijo de leite de vaca pelo tofu e ainda consumir leite de soja.

Cenoura para diminuir manchas

A vitamina A presente na cenoura é uma aliada para ajudar a diminuir manchas no rosto. Isso acontece porque ela evita o excesso de produção de células na camada exterior da pele. Além disso, essa vitamina diminui as chances de desenvolvimento de câncer de pele. Não bastasse isso, o vegetal é rico em ácido lipóico, que revitaliza a pele do rosto e ainda ajuda a pegar aquele bronzeado natural.

A indicação de consumo é de uma cenoura média por dia, que pode ser consumida em saladas, sucos e vitaminas.

Todos esses alimentos devem estar na dieta de quem deseja ter uma pele saudável e bem cuidada sempre. Além disso, é importante fazer consultas regularmente ao dermatologista para garantir a saúde de sua cútis.

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