As olheiras são uma ocorrência comum na vida de grande parte das pessoas, quer dizer, quase todo mundo já teve em algum momento. Quando elas se tornam mais recorrentes ou são mais perceptíveis, podem gerar um grande incômodo principalmente para as mulheres, que recorrem ao corretivo e outras maquiagens para disfarçar o problema.

O seu surgimento pode estar relacionado a diversos fatores, que são causas que agravam a situação. É importante ter conhecimento sobre eles para manejar as olheiras, que também podem ser tratadas com algumas receitas caseiras simples.

Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre o assunto e aprender a preparar mascara para olheiras!

Por que as olheiras surgem?

O seu surgimento está relacionado tanto a fatores hereditários como a outros adquiridos durante a vida, que podem ser relativos ao estilo de vida da pessoa. Pessoas com pais com olheiras têm mais chances de também apresentarem o problema.

A coloração mais escura das olheiras se deve ao acúmulo de melanina e hemossiderina na pele, que neste local é mais fina do que o resto do corpo.

Além do fator hereditário, outros fatores contribuem para o surgimento das olheiras:

  • hiperpigmentação periorbital: é a produção e acúmulo de melanina embaixo dos olhos, levando à coloração mais escura da região, que também está relacionado ao fator genético;
  • acúmulo de hemossiderina (pigmento presente no sangue): esse acúmulo causa a coloração arroxeada das olheiras, e acontece quando há má circulação sanguínea local (causada principalmente pela falta de sono);
  • goteira lacrimal profunda: situação na qual a região abaixo dos olhos fica com uma espécie de sulco, que forma uma sombra local que gera as olheiras.

O envelhecimento também contribui para o desenvolvimento de olheiras, pois a pele da região se torna mais flácida, com o surgimento de rugas, e há acúmulo de bolsas de gordura locais.

Quais são os tipos de olheiras?

Os tipos de olheiras são classificados de acordo com os fatores causadores do seu surgimento. É importante identificar o tipo de olheira de cada pessoa para saber qual a melhor forma de controlar e tratar a situação. Os tipos de olheiras são:

Pigmentar

É a olheira causada pelo excesso de depósito do pigmento melanina na pele, que é o composto que dá a cor da pele. Ela apresenta uma cor amarronzada e costuma aparecer mais em pessoas de pele morena, pessoas com tendência genética para o desenvolvimento de olheiras e pessoas com rinite alérgica;

Vascular

É a olheira causada pelo acúmulo de hemossiderina, que citamos anteriormente, ou pelo aumento de vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos. Esse tipo de olheiras se apresenta em tons azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo. Elas aparecem após uma noite de sono ruim ou em pessoas que estão cansadas, além de serem pioradas por quadros de rinite alérgica, tabagismo e alimentação rica em sal;

Estrutural

Esse tipo de olheira é mais raro, e acontece devido à falta de tecido na região abaixo dos olhos, de forma que é possível ver o músculo subjacente por transparência, ou pela presença da goteira lacrimal. O envelhecimento acentua esse tipo de olheira, que se apresenta com aparência de olho profundo;

Mista

É o tipo mais comum de olheira, que acontece quando há soma dos fatores que causam os outros tipos de olheiras.

Fatores que agravam: tabagismo, álcool e noites mal dormidas.

Existem tratamentos caseiros?

Hábitos saudáveis, como sono adequado, alimentação balanceada e hidratação são importantes no combate e diminuição das olheiras. Esses hábitos podem ser combinados a alguns tratamentos caseiros, como o uso de máscaras para olheiras. Listamos, a seguir, algumas dessas máscaras:

1. Máscara de café

O café é um ingrediente que pode ser utilizado em máscara para olheiras devido aos seus componentes anti-inflamatórios, que atuam sobre a circulação com aumento de fluxo sanguíneo local. Consequentemente, há uma diminuição no acúmulo de toxinas e melhora da oxigenação.

Os ingredientes da máscara de café para olheiras são: borra de café, pimenta do reino e óleo de coco. Deve-se juntar, primeiramente, um pouco da borra com a pimenta do reino, adicionando, posteriormente, o óleo de coco. Não há necessidade de medir as quantidades.

Após misturar, aplique a máscara nas olheiras e deixe agir por 10 minutos.

2. Máscara de pepino e batata

O pepino possui propriedades adstringentes e que ajudam no clareamento da pele, sendo um dos ingredientes mais conhecidos no tratamento de olheiras e redução dos efeitos do cansaço. Sua ação pode ser potencializada quando utilizado junto com a batata, que possui componentes que ajudam a clarear as olheiras e reduzir o inchaço ao redor dos olhos.

Para fazer a máscara, são usados meio pepino e meia batata descascada, que devem ser batidos no liquidificador. A pasta formada deve ser aplicada na região das olheiras e deixar atuar por 10 minutos.

3. Máscara de chá de camomila e iogurte

A camomila também é um ingrediente conhecido no tratamento de olheiras, devido à sua ação anti-inflamatória. Além disso, a camomila também hidrata a região dos olhos, minimiza a cor escura das olheiras e tonifica a pele da região.

A máscara caseira de camomila é combinada com iogurte. Primeiramente, ferve-se água para a infusão de uma saqueta do chá, que deve ser misturada com duas colheres de chá de iogurte natural. A mistura deve atuar por cerca de 20 minutos.

4. Máscara de óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas pode ser utilizado para o tratamento das olheiras, ajudando a clarear a pele do local. O indicado é aplicar o óleo na região das olheiras antes e depois de ir para a cama, realizando massagens suaves na região. A massagem também ajuda a reduzir o inchaço local.

O óleo deve ser deixado na região durante a noite, e ser retirado com água fria pela manhã.

5. Máscara com água de rosas

A água de rosas pode ser comprada pronta ou feita em casa (meio litro de água fervida para duas pétalas de rosa). Ela contém vitamina C e A, com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam no equilíbrio do pH da pele na região dos olhos, além de trazer a sensação de relaxamento.

A água de rosas é aplicada na região das olheiras com algodões embebidos da solução, por cerca de 15 minutos.

As máscaras para olheiras são alternativas práticas e fáceis de serem feitas em casa para melhorar a aparência das olheiras. A melhora com estes tratamentos caseiro é apenas no dia em que foi feita, um efeito “cinderela” e não um tratamento propriamente dito. Quando as olheiras não somem ou causam muito incômodo, o ideal é procurar uma clínica de dermatologia para avaliação de possíveis tratamentos.

E você, conhece alguma outra receita caseira para olheiras? Então, deixe um comentário no post e compartilhe com a gente

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This