Cuidados com a beleza estão entre as primeiras preocupações das mulheres. Não é para menos que investimos muito para comprar os produtos mais modernos e com tecnologias inovadoras para ressaltar ainda mais nossos pontos positivos.

Porém algumas vezes nos vemos em meio a mitos e verdades sobre maquiagem e sabemos como realmente devemos utilizar os produtos de modo que eles não afetem a saúde da nossa pele.

Pensando nisso, separamos mitos e verdades sobre maquiagem para você tirar o máximo de proveito de todos os produtos que possui. Confira!

1. Maquiagem envelhece a pele

Mito. Essa é uma das afirmações que mais deixam as mulheres nervosas. Afinal, usamos a maquiagem para ressaltar nossa beleza natural e esconder imperfeições. Se a maquiagem causasse danos para nossa cútis, ajudasse no envelhecimento precoce e no aparecimento de manchas na pele, nada mais faria sentido.

O uso correto da maquiagem não causa nenhum desses danos citados acima. Existem outros hábitos que ajudam no envelhecimento precoce da pele, como ingerir bebidas alcoólicas, fumar, não usar protetor solar e a alimentação incorreta.

Podemos ir além, se produtos que usamos no rosto como base, primer e pó compacto possuem algum fator de proteção solar, o envelhecimento precoce baterá longe de nossas portas!

Mas não podemos nos esquecer de retirar toda a maquiagem antes de dormir com produtos específicos e fazer uma limpeza com adstringente para garantir que nossos poros não estejam obstruídos por nenhum produto e consigam respirar durante a noite.

Portanto, pode ficar tranquila! Usar pouca ou muita maquiagem não envelhece e nem causa danos para a sua pele.

2. É preciso hidratar a pele antes da maquiagem

Verdade. Lavar bem o rosto e depois hidratá-lo com um creme específico para seu tipo de pele ajuda a deixar a cútis mais macia, o que faz com que os produtos de maquiagem sejam melhor aderidos pela pele.

Além disso, aplicar o creme hidratante antes da base, principalmente aquelas de efeito matte, ajuda a deixar a make com um ar mais natural e menos opaco ou pesado.

3. Deixar maquiagem na geladeira aumenta a durabilidade

Mito. As maquiagens devem ser conservadas em lugar seco, arejado e sem exposição direta à luz solar. A geladeira é um lugar fechado e úmido e, ao contrário do que essa ideia propõe, conservar os produtos dentro dela pode danificá-los.

Outro lugar não recomendado para guardar maquiagem é o armário de banheiro, já que este também é um ambiente úmido e com grandes variações de temperatura, o que faz com que as bactérias se proliferem rapidamente.

O mais indicado é armazenar os produtos dentro de um armário bem fechado em um local que não pegue umidade e nem luz direta do sol.

4. Quem tem pele sensível deve usar maquiagem mineral

Verdade. Quem possui a pele sensível sabe como é difícil encontrar produtos de maquiagem que não causem alergia ou irritação. A boa notícia é que essa afirmação é verdadeira, os makes minerais são ideais para quem tem algum tipo de sensibilidade.

Isso porque a maquiagem mineral é produzida com extratos minerais, vegetais e botânicos, além de serem livres de conservantes e fragrâncias artificiais. Por essas razões elas têm menores chances de desencadear alergias e irritações.

5. Corretivo ressalta rugas

Verdade. Muito utilizado para disfarçar rugas e linhas de expressão, se não usado com cuidado, o corretivo pode acabar ressaltando essas pequenas marcas em nosso rosto e estragar a maquiagem. Quando o produto possui o acabamento seco ou quando utilizamos em excesso, o efeito é ainda pior.

O mais indicado é escolher corretivos líquidos e que possuam algum tipo de ação hidratante que, além de camuflar essas imperfeições, ainda ajudam a tratar do local.

6. Toda sombra pode ser usada molhada

Mito. Existem sombras específicas para serem usadas úmidas ou molhadas. Tentar essa técnica em sombras compactas que não são indicadas pode fazer com que a maquiagem estrague rapidamente.

Indo além, esse hábito pode criar um ambiente úmido propício para a propagação de bactérias na sua sombra, e aí os danos tanto à pálpebra como ao olho são muitos. Alergias, irritações e até mesmo infecções podem ser causadas pelo mau uso da sombra.

Antes de usar qualquer produto de maquiagem com água, verifique na embalagem se o fabricante aconselha. Caso positivo, depois do uso é preciso deixar a sombra aberta para que a umidade de dentro dela evapore um pouco antes de deixá-la abafada.

7. Podemos retirar a maquiagem apenas com água e sabão

Mito. A água e o sabão retiram um pouco da maquiagem, sim. Mas para fazer uma limpeza profunda da pele do rosto após o uso de makes é preciso ir além da superficialidade da água com sabonete.

O mais indicado é iniciar a limpeza com água fria e sabonete específico para a pele do seu rosto. Depois, passe demaquilante com um algodão ou pano macio por toda a pele do rosto sem esfregar o tecido sobre a cútis para não causar irritações.

Na área dos olhos, o correto é utilizar um demaquilante bifásico que é capaz de retirar todo o rímel sem agredir os cílios.

8. O corretivo deve ser em um tom mais claro do que a pele

Mito. Mais uma afirmação que muitas pessoas acreditam cegamente ser verdade. Principalmente se for para disfarçar as olheiras, o corretivo deve ser exatamente no mesmo tom da pele, assim como a base. Caso ele seja um pouco mais claro ficará muito aparente ao final da maquiagem e ainda poderá deixar a área com um tom acinzentado.

Caso as olheiras estejam muito aparentes e com um tom azulado, o corretivo na tonalidade coral é o mais indicado. Depois por cima aplicamos a base e a cor some como em um passe de mágica.

Agora que você já conhece mitos e verdades sobre maquiagem pode usar todos os produtos que mais gosta sem medo. Não esqueça de nossas dicas para retirar corretamente o make, utilizar da forma adequada os produtos e conservá-los sem perigos de proliferação de bactérias.

Conhece alguém que também acredita em um desses mitos sobre maquiagem? Compartilhe esta matéria com ela nas redes sociais!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This