Muitas mulheres sonham em realizar um preenchimento facial, mas elas ainda têm certo receio quanto ao procedimento. Um dos maiores medos é que a técnica não proporcione ao rosto uma imagem natural.

A verdade é que, se o procedimento for realizado por um profissional competente, isso não vai acontecer, pois muitos fatores serão estudados antes da realização do preenchimento facial.

Neste artigo, a Dra. Thais Pepe aborda a importância de manter a harmonização e a proporcionalidade do rosto nesse procedimento. Quer saber mais? Continue a leitura até o final, e as suas dúvidas serão tiradas!

Por que a proporcionalidade é importante?

A proporcionalidade é fundamental para realçar e valorizar pontos estratégicos do rosto, sempre mantendo e otimizando a harmonia da face. Nunca podemos mudar a identidade do cliente, apenas melhoramos ou realçamos o que ele tem de bonito.

Além disso, um rosto proporcional é um rosto mais atraente. Como a face é dividida em três terços, o terço superior, o médio e o inferior devem ser proporcionais para que o rosto fique mais bonito e harmonioso.

Com o processo de envelhecimento, existe a absorção de estruturas ósseas e dos dentes. Com isso, a parte superior do lábio se torna menos proeminente, e o mento aparenta mais proeminência. Com o preenchimento facial podemos acertar essa perda.

Além de contribuir para otimizar o volume do rosto, os procedimentos injetáveis também ajudam a redefinir as perdas estruturais. Dessa forma, a face, após o preenchimento facial, aparenta ser mais fina.

A proporcionalidade no preenchimento facial tem como principal objetivo tratar todas as necessidades do cliente, inclusive corrigir aquelas irregularidades que nem ele mesmo percebe.

Retificar assimetrias, ou seja, as diferenças existentes de um lado para o outro, levantar o nariz, alongar o queixo e criar uma harmonia natural no rosto do cliente é o que o preenchimento facial faz.

Ele proporciona um tratamento diferenciado, que evidencia ainda mais a sua beleza natural. Vale ressaltar que tal procedimento é realizado por poucos especialistas.

O que é levado em consideração ao fazer o preenchimento facial?

Para garantir o sucesso no procedimento, o profissional deve levar em consideração alguns fatores que vão colaborar para o alcance do resultado desejado. A seguir, listamos os principais. Acompanhe!

Proporções

Como mencionamos, a face é dividida em três terços — superior, médio e inferior — e eles devem ser proporcionais.

Ao realizar os preenchimentos, sempre é importante manter essa proporcionalidade. Se o cliente não tiver essas proporções, elas podem ser feitas com os preenchimentos.

Arco zigomático

Essa é a região que vai do nariz até a orelha, a qual deve representar 75% da face. A distância da base nasal até o mento (testa) deve ter a proporção de 1/3 para 2/3. Isso torna a face mais atraente.

Basicamente, a pessoa deve ter 1/3 da região acima da base nasal e 2/3 para baixo.

Quais são os tipos de preenchimento facial?

Para que você possa conhecer melhor os procedimentos, a seguir mostramos os tipos de preenchimento facial. Confira!

Ácido hialurônico

É um ácido biocompatível e o mais seguro, utilizado para remover sulcos, rugas, deixar os lábios mais definidos e realçar o contorno facial. É importante destacar que esse procedimento é minimamente invasivo.

Preenchedor-volumizador à base de hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®)

Essa substância também é 100% compatível com o organismo e promove um efeito de preenchimento imediato, pois seus componentes estimulam a produção de elastina e colágeno, melhorando a qualidade da pele e proporcionando o rejuvenescimento das mãos e do rosto.

Esse procedimento é indicado para tratar rugas profundas, proporcionar efeito lifting e melhorar o contorno da face.

Bioestimulador de colágeno

Ele estimula o colágeno dando um pouco de volume. Pode ser feito com o Sculptra® e também com o Radiesse®. Quando esse tipo de preenchedor é aplicado sob a pele, ele estimula a produção de colágeno de maneira natural.

É indicado para quem quer eliminar os sinais de envelhecimento e tratar a flacidez facial e corporal, inclusive a celulite.

SkinBooster

É uma hidratação de ácido hialurônico injetável, que nutre a derme por meses, proporcionando aspecto mais saudável e jovem. Pode ser aplicada no rosto, pescoço, colo e mãos. Reduz as rugas e marcas finas de expressão, retardando o envelhecimento.

Toxina botulínica

É um procedimento estético que não é invasivo. É extremamente eficaz no tratamento de rugas nas sobrancelhas, olhos (os famosos “pés de galinha”), pescoço e lábios. Os resultados clínicos são rápidos e com poucos efeitos colaterais.

O botox, indicado para rugas dinâmicas — na testa, boca e regiões que mexem com a mímica da face —, pode ser utilizado para enxaqueca, bruxismo, além de também afinar o rosto e ser utilizado no colo e no pescoço.

Os preenchimentos, bioestimuladores, hidratações e botox podem ser combinados entre si para criar uma harmonia no rosto. A combinação dos preenchimentos e do botox é o ideal, usando o preenchimento para locais que perdem volume e colágeno, e o botox para rugas dinâmicas.

Os preenchimentos podem ser feitos com ácido hialurônico, hidroxila-agita de cálcio. Entre os preenchedores com ácido hialurônico, existem densidades diferentes adaptadas para cada área de tratamento.

Eles devem ser realizados por profissionais que entendem profundamente de anatomia, pois podem levar a complicações irreversíveis.

Quais são as principais indicações?

O preenchimento facial é indicado para as seguintes situações:

  • tratamento de rugas finas e profundas;
  • sulcos e depressões na face;
  • aumento dos lábios;
  • redefinição facial.

O preenchimento serve não só para devolver a jovialidade e rejuvenescer, mas também para fazer um processo de embelezamento do rosto. Aumenta a autoestima do cliente e, consequentemente, melhora a sua qualidade de vida.

Quais são as contraindicações desses procedimentos?

Para a maioria deles, não existem contraindicações, porém é importante apresentar ao dermatologista todas as queixas, pois somente ele poderá avaliar os riscos dos procedimentos.

Agora, você já sabe como o preenchimento facial é realizado e qual é a importância da proporcionalidade do rosto, certo? A última dica é procurar um especialista de confiança para realizar qualquer tipo de procedimento, a fim de garantir os resultados esperados, sem grandes frustrações.

Quer conhecer os nossos serviços e contar com equipamentos de alta qualidade para a realização dos procedimentos? Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This