É possível que você já tenha marcado uma consulta com o dermatologista e, depois de ser atendida, lembrou que tinha que ter perguntado várias coisas importantes, mas esqueceu.

Não se preocupe se isso já ocorreu com você. Saiba que é algo muito comum durante as consultas médicas, especialmente na primeira. Para que isso não aconteça mais, é preciso fazer antes uma lista com todas as perguntas, queixas e dúvidas que você quer esclarecer com o médico.

Por isso, neste post, traremos mais informações de tudo o que vale a pena perguntar ao dermatologista e mais algumas dicas que ajudarão você a fazer um checklist completo antes de começar um tratamento estético. Acompanhe!

Prepare-se para a consulta com o dermatologista

É muito importante que você esteja se sentindo segura. Não há motivos para ter vergonha de perguntar nada ao médico — procure estabelecer com ele uma relação de confiança.

Aproveite para se informar a respeito de tratamentos específicos para o seu caso e tire dúvidas sobre produtos de pele e medicações. Alėm disso, não esqueça de relatar se notou algo diferente no seu corpo ou se você apresenta algum sintoma.

Geralmente, há um problema ou uma queixa que é o motivo principal da consulta e por isso, acaba sendo o foco do atendimento. As outras questões e dúvidas ficam em segundo plano, a gente esquece, se distrai e só lembra delas depois que a consulta com o dermatologista acaba.

Por esse motivo, fazer previamente uma lista pode ajudar bastante a resolver esse tipo de situação. A seguir, saberemos quais são os itens que podem ajudar a elaborar o seu checklist e que farão você tirar o maior proveito da consulta.

Manchas na pele

Se você tem manchas na pele, seja no rosto ou no corpo, o dermatologista avaliará qual é o tipo de mancha, se é uma questão apenas estética ou se há algum problema de saúde relacionado. O médico indicará qual é o melhor tratamento para o seu caso, com todas as orientações necessárias.

Dependendo das manchas, é possível tratar em casa com o uso tópico de produtos específicos, porém há casos em que é preciso recorrer aos tratamentos realizados no consultório. Dessa forma, para que o médico possa avaliar as manchas, é indicado que você não esteja usando maquiagem na consulta.

Pintas e sinais

Você tem algum sinal ou pinta na pele que mudou de cor, cresceu, sangra ou apresenta coceira? Caso tenha, peça que o médico avalie. A maioria dos sinais e pintas presentes na pele não oferece riscos à saúde, no entanto, existem alguns tipos que podem ser cancerígenos e precisam ser retirados o quanto antes.

Sendo assim, apenas o dermatologista, por meio de avaliação clínica e de uma biópsia, pode fazer o diagnóstico correto. Por esse motivo, fique alerta à sua pele e não guarde dúvidas e preocupações — qualquer sinal de alteração é motivo de atenção.

Unhas

Suas unhas estão crescendo fortes, saudáveis e sem nenhum problema? Se a sua resposta for não, inclua na lista de perguntas para o médico. Por isso, é recomendável, especialmente na primeira consulta com o dermatologista, ir sem esmalte para que ele faça uma avaliação detalhada.

Portanto, além de examinar a pele do corpo e do rosto, ele também avalia a saúde das unhas, observa se há alguma alteração, manchas, descamação etc. Isso acontece porque algumas dessas características nas unhas podem indicar enfermidades como micoses, alergias, deficiência de vitaminas, entre outros problemas de saúde.

Cabelo

A queda de cabelo representa uma das principais queixas das pessoas que chegam aos consultórios. Antes de tudo, deve-se investigar as causas da queda, que pode ter relação com alterações hormonais, falta de vitaminas, doenças no couro cabeludo, fatores emocionais etc. Então, se você notou que está com queda mais acentuada dos fios, anote na lista para perguntar sobre isso ao médico.

Celulite

Com o avanço da tecnologia, o que não faltam são tratamentos para amenizar a temida celulite. Hoje em dia, existem cremes redutores para serem usados em casa e aparelhos de última geração, nos consultórios, que possibilitam ótimos resultados. Portanto, se você sofre com celulite, converse com o dermatologista e peça indicações de tratamentos para o seu caso.

Tratamento a laser

Você tem vontade de fazer algum tratamento a laser no rosto ou no corpo, mas fica em dúvida se realmente funciona, como é o procedimento e se é indicado para o seu tipo de problema? Chegou a hora de perguntar tudo!

Escreva o que quer saber em tópicos ou em forma de perguntas, para não esquecer de nada durante a consulta. Busque se informar sobre todo o processo, os cuidados no pós e o número médio de sessões, por exemplo.

Peelings

Para quem está insatisfeito com o aspecto geral da pele, os peelings podem trazer bons resultados, pois deixam a pele mais clara, viçosa e atenuam algumas marcas e linhas de expressão.

Os peelings químicos são feitos na base de ácidos e são realizados por meio de sessões no consultório. Se você tem vontade de fazer esse procedimento, não deixe de perguntar ao médico mais detalhes a respeito.

Cosméticos

Atualmente, existem tantos cosméticos e com tantas funções diferentes, que a gente não sabe o que realmente vale a pena incluir na rotina. Aproveite a consulta com o dermatologista para perguntar quais são os dermocosméticos mais indicados para o seu tipo de pele, ele certamente ajudará você a montar uma rotina de cuidados de saúde e beleza individualizada e com ótimos resultados.

Saiba o que levar para consulta

Você pode levar os exames anteriores, listar os nomes de todos os medicamentos que usa e relatar as doenças existentes. Não deixe de falar tudo o que possa ser relevante como o uso de anticoncepcional e de remédios controlados. Caso tenha filhos, comente sobre a gestação e a amamentação.

Seguindo todas essas dicas, você sairá da consulta com o dermatologista muito bem informada, com todas as suas dúvidas esclarecidas e — o melhor — sem preocupações. Para isso, busque uma clínica especializada em dermatologia, com profissionais capacitados e garanta resultados de alta performance.

Gostou do post? Então acesse o site da clínica de dermatologia Thais Pepe e conheça um pouco mais sobre o atendimento e os serviços disponíveis. Aproveite!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This