O Brasil é o segundo colocado no ranking mundial de tratamentos estéticos. Isso significa que nós somos recordistas no número de cirurgias plásticas e tratamentos não invasivos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Sendo uma população tão vaidosa, é de se esperar que o brasileiro já saiba tudo sobre estética e beleza. Mas não é bem assim. Muita gente se deixa levar pela empolgação e se esquece de conferir alguns cuidados prévios essenciais para iniciar qualquer tratamento.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que estética também é saúde. Os procedimentos vão muito além da beleza e, quando são realizados de forma inadequada, podem trazer consequências muito sérias para o indivíduo.

Por isso, neste post, vamos te ajudar a conhecer alguns cuidados básicos necessários antes de iniciar os tratamentos estéticos.

Pesquise a reputação da clínica

Atualmente, com a internet, fica muito mais fácil saber se um estabelecimento é confiável ou se deixa a desejar. Basta jogar o nome do local em sites como o Reclame Aqui, por exemplo, e verificar as classificações dadas pelos clientes.

Essa avaliação é muito importante para saber se a clínica é confiável, se os tratamentos oferecidos por lá são feitos com qualidade, se as pessoas que já frequentaram ficaram satisfeitas, se o atendimento é bom, entre outros.

Caso haja alguma reclamação, é preciso analisar os motivos pelos quais ela aconteceu. Por exemplo: se alguém não gostou da forma como foi tratado, se os profissionais não foram simpáticos com o cliente, já é um indício de que você provavelmente não terá um tratamento cortês naquele local.

Por outro lado, se a reclamação for por causa dos resultados de algum tratamento, é preciso considerar se, por acaso, o próprio cliente não contribuiu para isso.

Um exemplo é no tratamento de manchas. Normalmente, é preciso se manter afastado do sol para alcançar os benefícios do procedimento. Quando isso não ocorre, pode, inclusive, haver piora no quadro.

Por isso, na hora de avaliar a reputação de uma clínica de estética, o bom senso é fundamental. Se ficar na dúvida, faça uma visita sem compromisso, sinta o ambiente e só depois tome a decisão.

Procure saber sobre a formação dos profissionais

Depois de verificar a reputação do estabelecimento de estética, é hora de investigar se os profissionais que trabalham por lá são capacitados para realizar os procedimentos oferecidos.

É importante saber que tratamentos invasivos, como o botox, podem ser realizados apenas por médicos, especialmente os dermatologistas. Isso porque, no caso de alguma intercorrência, esses profissionais saberão socorrer o cliente.

Já os não invasivos, como a limpeza de pele, o peeling de diamante, entre outros, podem ser feitos por esteticistas, biomédicos estetas ou fisioterapeutas dermatofuncionais.

Todos esses profissionais são conhecedores da anatomia e da fisiologia da pele, sabendo a indicação de cada procedimento que lhe é permitido realizar e a maneira como deve ser feito.

Verifique as condições de higiene do estabelecimento

Esse é um detalhe fundamental que deve ser observado antes de iniciar os tratamentos estéticos. A higiene é tão importante que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou regras específicas para estabelecimentos desse setor.

Entre essas normas podemos citar a utilização de lençóis de maca, máscaras, luvas, toucas e agulhas descartáveis — essas, aliás, devem ser colocadas em recipiente específico após o uso, os chamados Descarpack, para não se misturarem ao lixo comum.

Outro ponto a ser verificado é a data de validade dos cosméticos utilizados. No caso daqueles que forem envasados em recipientes diferentes dos originais, é preciso haver uma etiqueta mostrando informações como a data do envase, a validade e o nome do responsável.

Além disso, a limpeza geral do ambiente — superfícies sem poeira, paredes e chão limpos, por exemplo — são detalhes que não devem passar despercebidos.

Não inicie tratamentos estéticos sem fazer a anamnese

Antes de começar qualquer tratamento é preciso passar por uma avaliação feita por um profissional capacitado. Esse procedimento recebe o nome de anamnese.

Nela, haverá perguntas sobre as condições gerais de saúde do cliente, seu histórico de doenças, medicamentos de que faz uso, entre outros. Também será possível definir a queixa principal a ser tratada, fazer um diagnóstico preciso e pesquisar se há alguma contraindicação para o tratamento proposto.

Atualmente, existem várias tecnologias que auxiliam a tornar a anamnese um procedimento cada vez mais seguro e confiável. Um exemplo é o Sistema 3D que faz uma análise completa da pele, avaliando flacidez, manchas, vasos, poros e rugas.

Com essas informações, é possível monitorar o tratamento e fazer comparativos periódicos para saber como anda a evolução do cliente. Deste modo, os resultados se tornam ainda mais visíveis e comprováveis.

Desconfie dos milagres

Acabar com a celulite com apenas uma sessão? Rejuvenescer dez anos em um dia? Um sonho, porém, pouco provável. Promessas muito milagrosas como essas devem ser encaradas com os dois pés atrás.

Geralmente, a maior parte das reclamações de clientes de serviços de estética está relacionada aos resultados insatisfatórios. Muito disso é causado pelo fato de a promessa ter sido muito grande.

A clínica que vai realizar o trabalho precisa deixar bem claro o número de sessões necessárias, além de informar, quando for o caso, que o procedimento vai apenas amenizar o quadro, e não resolvê-lo totalmente.

Sem contar que, na maioria das vezes, o resultado depende muito da colaboração do cliente. Atitudes como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, além de seguir o protocolo indicado para o home care — cuidados a serem tomados em casa —, são muito importantes para o resultado final.

Outro detalhe é somente aceitar realizar procedimentos que tenham a sua eficácia comprovada. Isso porque novos tratamentos surgem todos os dias, mas nem sempre eles têm embasamento científico que garantam os seus efeitos e benefícios.

Em suma, o ideal é que o cliente desconfie sempre. Nada de acreditar em soluções milagrosas ou procedimentos desconhecidos. Lembre-se: a saúde e a segurança vêm em primeiro lugar!

Agora que você já sabe os cuidados que deve tomar antes de iniciar os tratamentos estéticos, que tal agendar um horário com a gente? Entre em contato e marque a sua avaliação!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This