Muitas pessoas não se dão conta da importância do sono para a saúde ou para a manutenção do aspecto saudável. A expressão “sono da beleza” não é apenas um mito: ele é bastante real quando se trata da pele.

Estudos da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, constataram que pessoas que dormem pouco são menos atraentes. Isso se dá porque as noites maldormidas fazem com que o semblante fique cansado e apático — até o nosso humor é alterado quando não dormimos bem.

Há também os conhecidos “olhos de panda”, os círculos escuros que aparecem nas pálpebras inchadas. Por isso, precisamos cuidar do nosso sono. Leia o post de hoje e entenda mais sobre o assunto!

Você está dormindo o suficiente?

Quando se trata de sua rotina de beleza, o sono pode ser considerado o mais próximo que existe de uma fonte da juventude: seu corpo se recupera enquanto você descansa. Por isso, é preciso dormir entre 7 e 9 horas para que você acorde revigorado.

Se você tem o hábito de repousar menos de 6 horas, isso provavelmente tem afetado a sua imagem. Olhos cansados, olheiras e pequenas rugas são algumas das muitas marcas que começam a surgir com esse costume.

Para reverter isso, tente deitar um pouco mais cedo e comece a ficar 1 hora a mais na cama por semana até conseguir dormir por 8 ou 9 horas seguidas — este é o período suficiente para que o corpo esteja preparado para mais um dia de trabalho. Certamente, esse descanso se refletirá tanto na sua aparência quanto no seu vigor físico.

Qual é a importância do sono para a beleza?

Não é necessário ser a Bela Adormecida para ter um rosto saudável. Entretanto, quando dormimos o necessário para que o corpo se recupere, muitos benefícios aparecem! Saiba mais:

Menos rugas

Enquanto dormimos, nossa pele produz colágeno, impedindo a flacidez. Prova disso, é que o fato de dormimos por apenas 5 horas por noite pode aumentar em duas vezes o risco de aparecimento de linhas finas.

Além disso, ao dormir mais, a pela não resseca e isso faz com que essas mesmas marcas de expressão não fiquem tão aparentes.

Uma tez mais brilhante e um cérebro mais ativo

Quando adormecemos, o fluxo sanguíneo na pele aumenta, o que significa que acordamos com um brilho saudável. Caso isso não ocorra, essa falta de circulação no rosto deixará a pele pálida, abatida e sem vida.

Um dos sinais de que o sono não foi o bastante é quando a tez fica sem luminosidade e as bochechas em tom rosado. Portanto, programe a noite seguinte para ter um descanso satisfatório e “fugir” desse semblante de quem está esgotado.

Descansar também é essencial para o cérebro. O nosso intelecto precisa de uma pausa para armazenar as informações diárias, o que torna o sono imprescindível. Além disso, durante o sono há a liberação de emoções guardadas inconscientemente, que deixam a pessoa mais “leve” ao despertar.

Olhos mais luminosos e menos inchados

Grande parte das pessoas fica com olheiras ou bolsas sob os olhos depois de uma noite de sono inadequada. Aliás, esses são os primeiros sinais que aparecem quando alguém dorme mal. Para que isso melhore, hidrate-se durante todo o dia e mantenha a cabeça elevada sempre que der, pois isso ajuda a reduzir as bolsas ao redor dos olhos.

Por se tratar de uma pele muito fina, essa área fica com esse aspecto inchado quando o sangue não flui bem na região e se acumula ali. Assim, esse é mais um excelente motivo para caprichar no descanso e evitar que esse inchaço tire a alegria dos seus olhos.

Isso vale principalmente para que tem essa parte de baixo das pálpebras inferiores mais marcantes — as chamadas “olheiras escuras“. Causadas por genes, idade ou excesso de melanina, a privação do sono pode fazer com que elas escureçam ainda mais.

Cabelo mais saudável e cheio

A falta de sono pode afetar até mesmo o nosso cabelo, que pode ficar mais quebradiço e propenso a quedas. Os folículos capilares (onde o crescimento do cabelo começa) ganham nutrientes, vitaminas e minerais com o fluxo sanguíneo.

Como ele diminui quando não descansamos, o cabelo fica menos nutrido, o que o torna enfraquecido e com dificuldades para crescer. Outro agravante do fato de dormir pouco é que isso também pode levar a mais estresse.

Ele acontece com o aumento do hormônio cortisol, que causa a perda de cabelo — além de vários outros malefícios. Então, lembre-se: dormir bem é um remédio gratuito contra o estresse.

Aparência mais feliz e saudável

Mais uma vez, é importante ressaltar que o sono é um grande aliado da beleza. Noites maldormidas podem fazer com que os cantos da boca caiam, deixando a expressão de uma pessoa triste. Afinal, quando você está cansado as suas feições mudam de maneira sutil e consistente. Já percebeu o quanto franzimos a testa nessas circunstâncias?

Além disso, como mencionamos, outras marcas — como olhos vermelhos e inchados, olheiras, pálpebras caídas e pele mais pálida — também podem sinalizar para as outras pessoas que você está em um estado de exaustão.

E mais: quando dormimos, a oxigenação das células aumenta, proporcionando mais ânimo no dia seguinte e tornando o sistema imunológico mais potente.

Produtos agem de forma mais eficaz

Sua pele naturalmente se repara enquanto você dorme. Entretanto, não há defesas naturais que o nosso corpo produza contra os agentes nocivos — dentre eles estão as radiações solares, a poluição, o vento e todos os radicais livres presentes no meio ambiente.

Por isso, quando aplicamos produtos no rosto — seja de dia ou de noite — precisamos ter alguns cuidados para que eles realmente apresentem o efeito desejado. Os diurnos são melhor aproveitados com a hidratação do corpo, que ajuda o fluxo sanguíneo e auxilia a pele a se beneficiar dos ingredientes presentes nos cosméticos.

À noite é o sono quem faz esse papel. Beber água antes de dormir é recomendado, mas os hidratantes agem muito melhor quando o período ideal de sono é respeitado — ou seja, mais de 7 horas. Então, consulte o especialista para indicar o melhor tratamento para você e use a sua cama como um “local de beleza”.

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