O envelhecimento da pele ocorre, normalmente, por dois fatores: o avanço natural da idade e fatores ambientais (fotoenvelhecimento) — que são provocados principalmente pela exposição ao sol.

Enquanto você ainda é jovem, a pele corrige naturalmente essas alterações. No entanto, à medida que envelhecemos, ela já não consegue mais reverter esses danos. Em decorrência disso, inicia-se o surgimento de rugas, podendo também aparecer manchas e lesões pigmentadas.

Porém, é importante ressaltar que atualmente o mercado oferece diversas possibilidades para tratar o fotoenvelhecimento de forma efetiva. Neste post, vamos explicar quais são elas e quais são os cuidados que você deve ter para evitar o envelhecimento da pele. Acompanhe!

O que é fotoenvelhecimento?

Conforme abordamos no início, o fotoenvelhecimento está relacionado apenas com o envelhecimento ocasionado pela exposição excessiva ao sol.

Ou seja, nesse caso, acontece devido à falta de cuidados com pele, deixando-a manchada, seca e áspera — sem contar que, se não forem tratados adequadamente, esses sinais podem evoluir para um câncer de pele.

Como prevenir o envelhecimento da pele?

A melhor forma de prevenir o envelhecimento da pele é evitar a exposição demasiada aos raios ultravioletas. Dessa forma, é fundamental usar protetor solar diariamente e, se possível, sempre usar chapéu ou guarda-sol no caso de exposições prolongadas, como nas viagens para a praia. Além disso, a exposição ao sol entre as 10 horas e 16 horas deve ser evitada.

Quais são os tipos de tratamentos?

A seguir, listamos os tratamentos mais eficazes para retardar ao máximo o envelhecimento da pele. Acompanhe:

Luz intensa pulsada

Esse tipo de tratamento consegue focar nas lesões pigmentadas e vasculares de uma maneira muito eficiente e, além disso, estimula o colágeno para deixar a pele mais firme, pois as suas ponteiras são projetadas para filtrar a luz em pontos específicos, atendendo às necessidades de cada paciente.

Peeling químico

Esse procedimento estético não é invasivo, ajudando a combater o envelhecimento da pele de uma maneira segura, prática e eficaz. Além disso, também diminui a oleosidade cutânea, ameniza as manchas, melhora a textura da pele e suaviza as rugas.

Radiofrequência

radiofrequência ajuda não só a diminuir a flacidez facial, mas também a corporal. Além desses benefícios, também auxilia na redução de medidas ao eliminar as células de gordura por meio do calor.

A aplicação é indolor e não existe um período de recuperação, pois o paciente pode retomar sua rotina logo após a sessão.

Microagulhamento com radiofrequência

Por meio desse procedimento serão realizadas várias microperfurações sequenciais na pele. O material utilizado são finas agulhas de aço banhadas a ouro, as quais são compatíveis com a pele humana.

Por meio do microagulhamento com radiofrequência, as camadas atingidas são aquecidas de dentro para fora, tornando o procedimento ainda mais eficiente, pois com essa técnica é possível estimular o colágeno e remodelá-lo ao mesmo tempo.

Fotona 4D

fotona 4D é um procedimento utilizado para tratar todas as camadas da pele, desde as mais profundas até as mais superficiais. Durante o tratamento, são aquecidas as regiões que têm maior concentração de colágeno, como o colo, pescoço e face, a fim de garantir os melhores resultados.

Quais são os primeiros indícios de que uma pele está envelhecendo por causa do excesso de exposição solar?

Normalmente, os primeiros sinais são manchas nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, colo, antebraços e mãos.

A qualidade da pele piora e se percebe o aparecimento de rugas, que vão se aprofundando ao longo do tempo. A elastose solar (pele mais grosseira por causa do sol) e lesões de pré-câncer, que são as ceratoses actínicas (lesões ásperas), também começam a surgir.

Geralmente esses indícios aparecem em qual idade?

Tudo depende do estilo de vida da pessoa. Normalmente, os indícios aparecem a partir dos 25 anos.

Um pré-cuidado muito importante é usar os produtos certos para renovar as células (vitamina C pela manhã, por exemplo) — isso sem contar as recomendações que já abordamos, como usar o filtro solar adequado diariamente e se proteger da exposição excessiva ao sol.

Existem contraindicações?

Podem haver contraindicações, mas tudo depende do tipo de tratamento ou até do que precisa ser tratado. Muitas vezes, antes de partir para um tratamento mais invasivo, a pessoa pode optar por ácidos e tratamentos menos agressivos.

Portanto, a contraindicação não é do uso em si, mas da escolha correta do tratamento para a situação específica da pele do paciente.

Os tratamentos são indicados para que tipo de pele?

Os tratamentos mais leves, como a luz intensa pulsada, são responsáveis por eliminar manchas e alguns vasos, que também são sinais de envelhecimento. E vale lembrar que esse tipo de procedimento também estimula a produção natural de colágeno.

Já os peelings químicos são indicados para as peles mais jovens, que ainda estão dando início aos sinais do fotoenvelhecimento.

Quando já se tem um pouco mais de lesão, pode-se usar os lasers mais fortes, como o Erbium laser e, mais para a frente, lasers ainda mais fortes, como o CO2.

A partir de que idade é possível realizar o tratamento?

Como dissemos, dependendo do estilo de vida da pessoa, os sinais podem começar a aparecer desde os 25 anos. A procura de um consultório para a realização dos procedimentos depende do que está incomodando o paciente.

Quais são os cuidados antes e após a realização do tratamento?

Cada um dos tratamentos mencionados acima tem recomendações específicas após a realização dos procedimentos, mas em geral são muito simples: apenas o uso de um acido, protetor solar e evitar a exposição ao sol já é o suficiente para garantir a qualidade dos resultados da maioria dos tratamentos.

No entanto, vale a pena fazer uma pesquisa e tirar dúvidas com os profissionais que realizarão seu tratamento sobre as recomendações mais específicas — contudo, não se preocupe! O mais comum é que não fuja do que já mencionamos no parágrafo anterior.

Os resultados são percebidos imediatamente após o tratamento?

Os resultados são bem rápidos, mas tudo varia de acordo com o tratamento escolhido. Em alguns casos, os efeitos já podem ser percebidos desde a primeira sessão, como quando os lasers são utilizados.

Como você pôde perceber, o envelhecimento da pele é algo natural, no entanto, é preciso ter atenção ao fotoenvelhecimento para cuidar da sua saúde dermatológica. Sendo assim, ao escolher um profissional para realizar qualquer um desses procedimentos, leve em consideração a sua reputação no mercado e a experiências de outros pacientes.

Quer contar com uma equipe especializada para solucionar seus problemas de pele? Então entre em contato conosco para conhecer nossos serviços!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This