Hoje, não podemos apenas citar as mulheres quando o assunto é como prevenir rugas.  Porém, elas ainda são mais suscetíveis às rugas, já que muitos dos hormônios femininos estão diretamente relacionados com essas marcas.

Mas quando o assunto são as marcas na pele, a palavra de ordem é prevenção. Claro que o mercado de cosméticos evolui dia após dia, buscando os melhores tratamentos e produtos para reverter a situação. Mas se elas podem ser evitadas, por que não?

Existem agentes nocivos que provocam o surgimento das rugas e muitas mulheres nem se dão conta disso. Então, para te ajudar a prevenir essas marcas indesejáveis, vamos mostrar para você que não só a idade, mas também a própria rotina, que provocam o envelhecimento da pele. E claro, como retardar esse processo.

Use cremes antirrugas a partir dos 20 anos

Por mais viçosa que a pele pareça, é nessa faixa etária que os cuidados devem começar. Toda pessoa, independentemente da rotina, está em contato com o sol, poluição, vento e diversos elementos que agridem os tecidos.

Então, o creme anti-idade ideal para esse tipo de pele deve ter propriedades umectantes, hidratantes e ter o efeito antioxidante. Isso também fará com que o colágeno e a elastina fiquem mais concentrados, deixando a derme mais resistente e adiando a perda da textura de pêssego.

Não se esqueça do protetor solar diariamente e, se possível, de repassá-lo de duas em duas horas quanto estiver em ambientes abertos. Aliando a ação dos produtos anti-idade com a proteção solar, os resultados são potencializados.

Continue cuidando da pele aos 30, 40, 50 anos e assim por diante

Já ouviu o ditado “A beleza dá trabalho.”? Isso é a mais pura verdade para quem quer manter a pele do rosto linda. Todas as pessoas que desejam fugir das rugas precisam colocar na sua rotina os cuidados com a pele durante toda a vida.

Cada faixa etária possui produtos específicos para atender as necessidade da pele em cada fase da vida. Se você tem 30 ou 40 anos não adianta usar um creme para quem tem mais de 60, achando que isso potencializará os efeitos. Muito pelo contrário. Quanto mais idade, mais densas são as fórmulas, tornando-as agressivas para a pele que não seja compatível com a sua ação.

O ideal é consultar um profissional para indicar a periodicidade para a limpeza de pele, a esfoliação e os produtos a serem usados de acordo com o seu tipo de pele e idade. Siga à risca o seu ritual de beleza e utilize somente os produtos indicados pelo seu dermatologista.

Entretanto, dormir com maquiagem ou não remover as impurezas todos os dias é um pecado imperdoável para quem almeja uma pele impecável, independente da faixa etária. Nunca cometa esse erro!

Fuja dos agentes nocivos!

Quem não possui um celular ou não trabalha em frente a um computador ou notebook nos dias de hoje?

Pois é, esses são grandes vilões da pele. A luz emitida pelos aparelhos eletrônicos causam danos que muitos nem imaginam, principalmente se considerarmos que estamos em contato com esses raios desde que acordamos .

Nessa lista também estão a televisão, o tablet e a iluminação artificial de lâmpadas, seja a da sua casa ou do escritório, e todos eles aceleram o envelhecimento precoce, assim como o aparecimento de manchas na pele.

Sol, vento e poluição já são conhecidos por seus malefícios, entretanto, vale a pena lembrar.

Então, o que fazer?

  • proteja seu rosto: não precisa estar na praia para recorrer ao chapéu, boné ou outros itens para evitar a radiação solar diretamente na pele. Sempre que der, use e abuse deles;
  • utilize produtos que impermeabilizam: a poluição, por exemplo, aumenta a produção de radicais livres e diminui as defesas antioxidantes. Por isso, procure utilizar cremes e produtos que reduzam o contato dos poluentes com a região cutânea;
  • tenha os cremes fotoprotetores na bolsa: eles são grandes parceiros na luta contra o envelhecimento precoce. Aplique antes de sair de casa e, se possível, ao menos duas vezes durante o expediente de trabalho. Há alguns que garantem agir por 12 horas, mas prevenir nunca é demais;
  • una produtos com várias funções: quem tem problemas com oleosidade ou acne, por exemplo, possui dificuldades para reaplicar os produtos. E as mulheres que usam maquiagem também. Por conta disso, procure itens que ofereçam vários benefícios, como base que contenha filtro solar, hidratantes que combatam o aspecto brilhoso e assim por diante;
  • evite o tabagismo, bebidas alcoólicas, comidas gordurosas e doces: esses vícios e alimentos também estão relacionados com a saúde da pele. Sendo assim, busque hábitos saudáveis, prefira alimentos que ajudam na saúde da derme e claro, tome muita água.

Como prevenir rugas de acordo com o seu tipo de pele?

Há 2 tipos de marcas que podemos encarar como envelhecimento da pele: a dinâmica e a estática.

A primeira também é conhecida como ruga de expressão e são as primeiras a aparecerem. Elas são visíveis quando estamos movimentando o rosto, pois estão interligadas às contrações musculares. São aquelas entre as sobrancelhas, no lábio superior (muitas vezes chamada de “bigode chinês”), no canto externo dos olhos e na testa.

Já as estáticas, como o próprio nome sugere, são perceptíveis até mesmo quando a pessoa está parada. Costumam surgir a partir dos 45 anos e são mais profundas, por conta da perda natural do colágeno e da elastina dos tecidos.

Nessa fase, a derme começa a diminuir as suas glândulas sebáceas, deixando a pele mais desidratada. Por conta disso, mais do que nunca, beber água e utilizar hidratantes é fundamental.

Vale ressaltar que, quanto antes você começar a cuidar da pele, mais chances você tem de retardar o aparecimento das temíveis “marcas do tempo”.

Tudo se inicia aos 20, em que o foco se volta para a resistência dos tecidos. Já depois dos 40, os cremes anti-idade possuem mais ingredientes firmadores, os quais incentivam a formação de fibras elásticas e o colágeno, já em falta nesta idade.

E se você estiver protegendo a pele dos agentes externos, mantendo a higienização de maneira adequada e utilizando produtos específicos desde a juventude, certamente a recompensa será uma pele de dar inveja em qualquer idade!

Agora que você já sabe como prevenir rugas, que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais e mostrar a todos os seus amigos como cuidar da pele da forma certa? Não se esqueça de visitar nosso site e os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This