Você sabia que alimentação e acne são assuntos relacionados? Isso mesmo: ao ingerir determinados tipos de alimentos, as chances de se desenvolver as temidas espinhas aumentam.
De acordo com uma pesquisa divulgada, a acne atinge 40% dos adultos — principalmente mulheres. E, por esse motivo, é preciso estar atento ao que tem influenciado o surgimento de tais erupções cutâneas.
No entanto, da mesma forma que alguns alimentos contribuem para o aparecimento da acne, outros ajudam a combatê-la. Você sabe quais são eles? A seguir, vamos mostrar a você o que é recomendado comer para ter uma pele mais limpa e sadia. Acompanhe!
Quais são as causas do aparecimento da acne?
A acne é ocasionada quando as glândulas de gorduras da pele são obstruídas. Devido a isso, aparecem as erupções e inflamações, comumente chamadas de espinhas. As causas podem envolver diversos fatores, como:
- uso de cosméticos — o acúmulo de maquiagem na pele ajuda a obstruir os poros, facilitando o desenvolvimento de cravos e espinhas (principalmente se os produtos são à base de óleos e não têm boa qualidade);
- má alimentação — considerada um dos principais motivos, a má alimentação altera a produção hormonal, estimulando a inflamação da pele;
- predisposição genética — o histórico familiar de pessoas que têm excesso de espinhas também influencia no surgimento da acne. Isso porque elas tendem a desenvolver lesões inflamatórias na pele com mais facilidade.
Que alimentos provocam o surgimento das temidas espinhas?
Conforme abordado no tópico anterior, a má alimentação influencia bastante no surgimento da acne. Portanto, é fundamental estar atento e identificar quais alimentos precisam ter o consumo reduzido em seu cardápio diário. Conheça, abaixo, os principais.
Gorduras saturadas
Hambúrgueres, pizzas e comidas de fast food, por exemplo, contêm gorduras saturadas. Tal substância prejudica o intestino, o qual é responsável por ajudar a manter as inflamações longe de nosso organismo.
Leite
O leite contém os hormônios do crescimento, que são causadores de cravos e espinhas. E, ao permanecerem no organismo, eles influenciam outros hormônios do corpo, como a insulina, aumentando a produção de óleo e o desenvolvimento da acne.
Como combater o problema por meio da alimentação?
Como alimentação e acne estão relacionadas, se você nota esse problema em sua pele, é importante dar um pouco mais de atenção ao que ingere.
A seguir, listamos os principais nutrientes que devem ser consumidos para se ter um rosto mais limpo e livre de espinhas. Além disso, mostramos em quais alimentos tais substâncias estão presentes. Confira!
Zinco
O zinco é um nutriente considerado antioxidante e anti-inflamatório. Por essa razão, ele torna a pele um ambiente desagradável para as bactérias que são responsáveis pelo surgimento da acne.
Ele também ajuda a diminuir a irritabilidade da face, tornando-a mais lisa e limpa. Dentre os principais alimentos que contêm esse tipo de nutriente, podemos citar:
- ostras;
- castanhas-do-pará;
- gérmen de trigo;
- grãos integrais;
- amêndoa;
- amendoim etc.
Além de beneficiar a pele, o zinco fortalece o sistema imunológico, combate o cansaço físico e mental, retarda o envelhecimento, fortifica o cabelo e melhora a memória.
Vitaminas A, E e C
A vitamina A ajuda a diminuir a produção de sebo das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade da pele e intimidando a formação de novas espinhas. As substâncias chamadas rodoxinas estão na composição desse tipo de vitamina, ajudando na recomposição celular, além de serem antioxidantes.
A vitamina A pode ser encontrada nos alimentos abaixo:
- cenoura;
- salmão;
- brócolis;
- espinafre.
Já as vitaminas E e C liberam antioxidantes que oferecem um efeito calmante para sua pele. A primeira regula os hormônios, evitando o desenvolvimento das espinhas. Ela pode ser encontrada nos seguintes itens:
- nozes;
- batata-doce;
- sementes de girassol;
- óleo de oliva;
- abacate;
- folhas verdes etc.
A vitamina C, por sua vez, ativa a produção de colágeno, substância responsável por deixar a pele mais firme. Você pode encontrá-la nos alimentos a seguir:
- laranja;
- acerola;
- goiaba;
- morango;
- kiwi;
- couve-de-bruxelas;
- pimentão etc.
Água
Além de hidratar a pele, a água auxilia na eliminação das toxinas que influenciam no surgimento da acne, pois, quanto mais hidratada, mais fortalecida e limpa ela estará, impedindo o desequilíbrio da oleosidade. Portanto, o ideal é consumir, pelo menos, dois litros do líquido por dia.
Selênio
O selênio não faz bem apenas para a prevenção da acne: na verdade, ele beneficia a pele como um todo, pois contém substâncias antioxidantes que a protegem dos radicais livres — agentes que favorecem o envelhecimento precoce.
Nesse sentido, a substância se torna uma excelente aliada para tornar a pele mais bonita. Ela pode ser encontrada nos itens abaixo:
- atum;
- gérmen de trigo;
- ovos;
- castanha integral;
- salmão;
- castanha-do-brasil etc.
Ômega 3
O Ômega 3 oferece diversos benefícios para a pele. Dentre eles, está o combate ao envelhecimento e a melhora na circulação do sangue, o que faz com que a derme permaneça sempre nova e limpa, diminuindo as chances de formação de acne. Você consegue encontrar o ômega 3 nos seguintes alimentos:
- peixes (salmão e sardinha, principalmente);
- amêndoas;
- nozes;
- óleo de linhaça etc.
A alimentação precisa ser levada a sério, pois, se feita de maneira errada, seu organismo pode sofrer muitas consequências. Dentre elas, há o desenvolvimento da acne, a qual, normalmente, influencia na autoestima da pessoa.
Agora que você já sabe como alimentação e acne se relacionam, é importante tomar nota de todas essas dicas que demos para ter uma vida mais saudável e deixar sua pele livre de tal incômodo.
E então? Achou o nosso artigo interessante? Que tal conferir, agora, nosso outro conteúdo que explica o que é a acne da mulher adulta e como tratá-la?
E, se pretende realizar algum tratamento para eliminar a acne, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos atender você!