O avanço da tecnologia aplicada aos procedimentos estéticos tem levado ao surgimento constante de novas técnicas e procedimentos cada vez mais práticos, seguros e eficazes, como o beautification. O mercado estético tem crescido de forma exponencial, o que impulsiona ainda mais o investimento na área.

Constantemente, novos tratamentos são criados e otimizados com foco no rejuvenescimento, emagrecimento, embelezamento e outras abordagens estéticas. O público está sempre em busca das técnicas dermatológicas mais modernas, eficazes e, de preferência, menos invasivas.

Para que você fique por dentro das novidades do mundo da estética, falaremos no texto de hoje sobre o procedimento estético beautification. Acompanhe!

O que é o beautification?

O beautification é um procedimento estético de tratamento facial que se baseia no conceito de embelezamento através da simetria. Esse conceito surgiu de estudos que mostram que a beleza depende de simetria, proporções e ângulos considerados ideais para o rosto. 

Ele busca criar uma harmonia no rosto, deixando-o com aspecto mais atraente, mais leve e menos cansado. O procedimento busca justamente o contrário de outros mais antigos, realizados com a toxina botulínica, por exemplo, que busca esconder as rugas da pessoa e pode deixar o rosto com aspecto até distorcido.

A principal ideia é realçar as características naturais do rosto da pessoa, destacando os pontos mais favoráveis e suavizando aqueles menos favoráveis, além de corrigir assimetrias existentes. Para resultados satisfatórios, é necessário o uso de produtos de preenchimento de qualidade e um olhar artístico do profissional médico que realiza o procedimento.

O conceito já é bastante utilizado entre os dermatologistas das famosas, em substituição ao conceito de rejuvenescimento forçado, muito propagado no ocidente.

Qual a relação entre simetria e beleza?

Como citamos, o conceito de beautification se baseia na premissa de que a beleza está diretamente relacionada com proporções, medidas e ângulos bem específicos. 

O Centro Britânico de Estética Facial divulgou na Revista Vogue a lista das 20 mulheres mais bonitas do mundo. O que se pode notar de semelhança entre todas elas é a simetria presente nos dois lados do rosto, além do padrão de proporções entre uma parte e outra da face. 

Além disso, seus rostos apresentam ângulos bem definidos, contornos impecáveis e não têm partes exageradas, como olhos ou boca muito grandes. 

Isso significa que a beleza não está necessariamente relacionada a tipos específicos de nariz, boca ou olhos. Ela está relacionada, principalmente, à relação e proporção dessas estruturas no rosto. São justamente esses aspectos que podem ser melhorados e ressaltados por meio do conceito de beautification.

Como funciona o procedimento?

O primeiro passo para a aplicação do conceito de beautification inclui a realização de técnicas como Managing Aesthetic Patients (MAP) e MD codes. Através delas, é possível realizar um mapeamento de pontos específicos de sustentação da face, para o posterior preenchimento com ácido hialurônico ou toxina botulínica. Essas duas substâncias utilizadas previnem os sinais de envelhecimento e reduzem as rugas.

Outros tratamentos faciais também podem ser realizados para alcançar os resultados esperados do beautification, como radiofrequência, microagulhamento e fototerapia. Em qualquer um deles, é necessário que o médico avalie o rosto como um todo e pense em um rejuvenescimento facial global, e não apenas uma aplicação de botox localizada. O objetivo é harmonizar a face de uma forma natural, sem a necessidade de cirurgias e com procedimentos minimamente invasivos.

O profissional deve realizar um estudo detalhado das proporções da face para compreender o que é necessário para alcançar a harmonia em cada parte do rosto (olhos, boca, queixo, nariz, maçãs, bochecha, sobrancelhas e testa).

Especialistas na área definiram os 3 principais focos de atuação no uso do conceito de beautification para a face:

  1. bochecha: aplicação dos produtos de preenchimento em 3 pontos da bochecha, que provocam uma elevação sutil, um pequeno aumento do volume da bochecha e uma melhora da definição lateral da bochecha;

  2. linha da mandíbula: aplicação dos produtos de preenchimento no início da mandíbula (mais próximo da orelha), com maior definição da linha do maxilar, melhora da aparência das linhas nasolabiais e rejuvenescimento da parte inferior do rosto, além de elevação do queixo;

  3. parte inferior da face e queixo: aplicação dos produtos de preenchimento no queixo, ao lado e acima da boca, levando a um efeito de elevação do canto dos lábios e redução de linhas de expressão próximas a boca. Pode também ser utilizado para aumento do volume do queixo.

Quais as indicações do beautification?

O beautification é a era na qual profissionais e clientes não procuram mais esconder e eliminar as rugas, e sim torná-las mais suaves e harmoniosas na face de cada pessoa. Trata-se de um procedimento estético que pode ser realizado por pessoas de diferentes idades com diferentes demandas, pois reúne mais de uma técnica de estética.

A premissa é que a pessoa deseje um resultado mais natural, que valorize a sua beleza natural e torne o rosto mais suave e harmonioso. Ao realizar o procedimento, você deve estar ciente que o tratamento não leva a mudanças drásticas e resultados não naturais, e sim a resultados suaves e mais naturais.

As contraindicações são as mesmas relacionadas ao uso de produtos de preenchimento ou outros procedimentos utilizados no processo de beautification. Surgido no oriente, o beautification é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado estético atual, principalmente entre as pessoas que desejam uma aparência mais jovem porém sem ser artificial. Entretanto, é importante que você procure um profissional especializado para um tratamento seguro e eficiente.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-los com seus amigos nas redes sociais? Ah, aproveite e entre em nosso site e conheça nossas soluções. Até a próxima.

 

 
Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This