Todos sabemos que envelhecer é um processo inevitável na vida de qualquer ser vivo. No entanto, há alguns mecanismos que nos permitem possuir uma aparência mais jovem, mesmo com o passar do tempo. Afinal, quem não gostaria de amenizar as incômodas linhas de expressão?

Muitos imaginam que, para ter uma pele perfeita, é preciso investir muito dinheiro em diferentes cosméticos que prometem fazer milagres. Nada disso! É possível chegar na maturidade com uma pele saudável e sem marcas, priorizando os cuidados diários e apostando em uma rotina saudável. Quer saber como?

Neste post, separamos as principais práticas que vão ajudá-la a retardar o envelhecimento e ficar sempre com a pele jovem e viçosa. Confira baixo:

Invista em uma alimentação balanceada

Se você está em busca de técnicas para manter a pele jovem, saiba que não existem milagres. Isso mesmo! Para ter uma pele impecável, mesmo com o passar dos anos, é preciso seguir uma série de práticas diárias, e seguir uma dieta saudável é uma delas.

A alimentação é muito importante e faz toda a diferença no processo de envelhecimento. O motivo? Muitos alimentos que ingerimos são ricos em ações antioxidantes, como é o caso de mamão, manga, melão, batata-doce, abóbora e folhosos escuros.

Outro ponto que vale o destaque é em relação à quantidade de sal que consumimos diariamente. Quando utilizado em excesso nas refeições, esse elemento pode colaborar para o aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e inchaço. Tenha atenção!

Evite também açúcares e carboidratos em grandes quantidades. Massas e pães não integrais podem ser grandes vilões nesse processo. Busque alternativas saudáveis e aposte no consumo de frutas, verduras e legumes.

Priorize as boas noites de sono

Como está o seu sono? Não são raras as vezes em que priorizamos outras atividades, como o trabalho ou os cuidados do lar, e nos esquecemos de reservar um momento especial para o nosso próprio descanso.

Quando dormimos bem, e com a quantidade de horas adequada, temos a oportunidade de eliminar o cansaço físico, mental e, inclusive, repor as energias perdidas ao longo do dia.

Esse processo traz ótimos benefícios para a pele, já que, durante a noite, o nosso organismo produz o hormônio do crescimento — que trabalha também na renovação das células e no combate ao envelhecimento.

Não existe uma quantidade estipulada de horas que devem ser dormidas todas as noites. Esse período varia de acordo com as necessidades e características de cada um.

Contudo, caso você esteja passando por noites mal dormidas, notará diferenças nítidas na pele, tornando o seu aspecto mais seco, sem cor e viço, além de destacar olheiras, manchas e acelerar o processo do envelhecimento precoce.

Portanto, procure relaxar e ter sonos de qualidade. Em poucos dias, você notará uma verdadeira transformação no corpo, incluindo mais disposição para realizar tarefas.

Tenha hábitos saudáveis

Os benefícios são inúmeros para quem mantém uma rotina saudável. Tais práticas refletirão diretamente na nossa aparência e no bom desenvolvimento do organismo. Por conta disso, além de uma alimentação equilibrada, a dica é investir em atividades físicas regulares e evitar o consumo excessivo de álcool ou demais produtos químicos, como o cigarro.

Quem é fumante já deve imaginar que o tabagismo é um dos grandes vilões de uma pele jovem. A nicotina é responsável por contribuir com o aparecimento de rugas, principalmente ao redor dos olhos.

Caso você deseje retardar o envelhecimento precoce, pare imediatamente de fumar. Está com dificuldades nesse processo? Agende uma consulta e solicite ao seu médico algumas alternativas. Há opções dos famosos adesivos de nicotina ou, em alguns casos, o uso de medicação controlada.

O álcool, por sua vez, quando consumido de forma exagerada, reduz a absorção de nutrientes fundamentais para a boa elasticidade da pele. Inclusive, quem abusa dessa substância costuma apresentar um rosto mais avermelhado, já que os vasos sanguíneos ficam dilatados. Por fim, esse costume provoca a desidratação da pele, colaborando, mais uma vez, para o surgimento das rugas.

Hidrate e limpe a pele com os produtos certos

Quantas vezes não dormimos sem tirar a maquiagem? Quando constante, essa prática é uma das piores atitudes para a nossa pele. O indicado é fazer uma limpeza regular, pela manhã e à noite.

Faça uso de sabonetes especiais ou adstringentes faciais específico para o seu tipo de pele. No mercado, é possível encontrar uma série de produtos, exclusivos para dermes oleosas, secas ou mistas.

Além da limpeza, a sua pele necessita de uma excelente hidratação. A partir dos 20 anos, você já pode apostar nessa ideia e usar hidratantes para o rosto com a função de reduzir os danos causados pela exposição ao sol, poluição e demais fatores externos.

Já após os 25 anos, o recomendado é buscar pelos produtos específicos para a região dos olhos. A sua agenda é corrida e você não tem tempo para se dedicar aos cuidados do rosto? Sem desculpas! Muitas marcas estão investindo na produção de cosméticos que podem ser aplicados antes de dormir, agindo no período do sono.

Para qualquer outro momento do seu dia, não deixe de usar o protetor solar. Engana-se quem imagina que esse produto é útil apenas para curtir a praia ou a piscina. Nada disso! É importante realizar uma aplicação diária, sempre antes de sair de casa.

Lembre-se, inclusive, de utilizar o protetor solar nos dias frios e nublados. Isso, porque os raios ultravioleta conseguem ultrapassar as nuvens e prejudicar a nossa pele mesmo sem percebermos a luz solar.

Beba bastante líquido

Quantos copos de água você bebe por dia? A ingestão de líquidos é fundamental para o desempenho do nosso corpo, colaborando para a boa distribuição de oxigênio e nutrientes, além de eliminar toxinas e ajudar na hidratação da pele.

A quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa. Dois litros por dia é uma média que pode sofrer alterações, de acordo com fatores como o clima, as atividades físicas feitas e condições como idade e sexo.

Você também poderá alcançar esses benefícios ingerindo outros líquidos, como chás e sucos naturais. Além de cumprir bem as funções citadas acima, alguns deles são ricos em nutrientes e vitaminas, intensificando ainda mais os efeitos positivos no nosso corpo.

Um dos mais consumidos e indicados por quem quer cuidar da pele, é a água de coco, rica em sais minerais que são ótimos para o funcionamento das células.

Viu, só? Com apenas alguns cuidados diários, é possível retardar o envelhecimento e ter uma vida muito mais equilibrada e saudável. Para conferir mais dicas como esta, curta a nossa página no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Autor

Escreva um comentário

Agende sua consulta
Share This